Boccia

É uma atividade física e desportiva, de interior ou exterior, concebida, enquanto desporto paralímpico, para as pessoas com deficiência/incapacidade motora que consiste num jogo com bolas que podem ser lançadas ou impulsionadas (membros superiores ou inferiores e/ou com a cabeça), para uma área delimitada, tendo por objetivo colocar a bola, do jogador ou da equipa, o mais próximo possível da bola alvo.

Vence, no final do jogo, num somatório de parciais, quem obtiver a maior pontuação.

A atividade exige uma ação motora em termos de precisão, distância, direção, coordenação, capacidade de concentração e de ação mental, em que o praticante, para além de lhe ser permitido utilizar, caso necessite, um assistente técnico desportivo (ATD) e/ou uma ajuda técnica (tipo calha/rampa), deverá, no entanto, ser autónomo na execução do gesto desportivo.

A competição é mista, podendo ser disputada individualmente (um contra um) ou coletiva. A competição coletiva pode ser de pares (dois contra dois) e de equipa (três contra três).

O perfil funcional dos praticantes, de acordo com as normas internacionais, joga em cadeira de rodas, manual ou elétrica (podendo ser uma scooter), devido a deficiência/incapacidade motora severa ou moderada, com paralisia cerebral e/ou deficiência neurológica com disfunção motora.

A modalidade de Boccia pode ser praticada por Todas as pessoas, em pé ou em cadeira de rodas, de todas as idades e de ambos os géneros.

O Boccia, no Programa do Desporto Escolar 2013-2017 compreende as idades dos 9 aos 18 anos, isto é, alunos que frequentam o 2º e 3º Ciclo dos Ensinos Básico e Secundário, de ambos os géneros, que jogam em pé ou em cadeira de rodas, para todos os alunos em geral e, prioritariamente, para alunos com deficiência/incapacidade, alunos com necessidades educativas especiais (NEE). O Boccia, nas Escolas, tem sido implementado para os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e, pontualmente, na Educação Pré-Escolar.

A modalidade poderá ser desenvolvida em qualquer uma das quatro áreas de intervenção:

  • a) Terapêutica;
  • b) Educativa;
  • c) Lazer e de Recreação;
  • a) Alto Rendimento / Alta Competição e Paralímpico.

Na área educativa, poderá, para além do Desporto Escolar, constar nos programas da disciplina da educação física e na expressão físico motora.

Para a prática da modalidade é necessário no mínimo um jogo de Boccia, constituído por um total de 13 bolas, sendo, uma, a bola branca ou alvo e, as restantes 12, deverão ser 6 de uma cor (azul) e 6 (vermelhas).