O Boccia
A história, as regras e a evolução desta modalidade
História
As pesquisas para a (re)construção da história do Boccia levam-nos a recuar milhares de anos, antes de Cristo, onde somos confrontados com vestígios em pedra sob a forma de esferas que, por sua vez estão representados, graficamente, nas cavernas que aludem ao jogo de lançar objetos, a semelhança dos jogos das bolas.
A evolução quer dos materiais quer do desenvolvimento da prática dos próprios jogos adaptados às necessidades e aos interesses das diferentes culturas deram origem a diversos tipos de jogos de lançamento de bolas, mas cujas raízes têm a mesma origem, apesar das diferenças que uns apresentam mais em relação aos restantes.
Estamos a referir-nos, para além do Boccia, ao jogo da “Petanca”, ao “Bowling de campo”, ao “Bocce”, ao “Bouligrini”, etc.
Conhecer a evolução dos “jogos de bola” sobretudo, na atualidade, o nível de desenvolvimento técnico e científico que atingiram permitir-nos-á compreender o Boccia de hoje, conhecido como modalidade paralímpica, apenas para as pessoas com deficiência.
Propomo-nos, assim, de acordo com o modelo europeu piramidal do desporto e dos três níveis da organização desportiva, analisar a história do Boccia no plano internacional, continental e em Portugal.
Importa estabelecer um ponto de partida e para nós, baseando-nos nos factos de que dispomos, é o ano de 1982 em que tem lugar a competição internacional de Boccia da CPISRA, “5th International Cerebral Palsy Games”, na cidade dinamarquesa de Greve.
Assim e de acordo com a estrutura orgânica, níveis dos eventos desportivos e o quadro competitivo de um Ciclo Paralímpico, passaremos a enumerar as primeiras competições de Boccia, que se situam, pós os Paralímpicos de Arnhem de 1980.
- a) Europeu - em 1993 primeiro Campeonato da Europa, Antuérpia, Bélgica;
- b) Mundial – em 1982 primeiro Campeonato do Mundo “5th International Cerebral Palsy Games in Greve, Dinamarca, 1982”;
- c) Taça do Mundo – em 1991 a primeira Taça do Mundo, em Portugal, “BOCCIA WORLD CUP Coimbra / 91”;
- d) Jogos Paralímpicos – em 1984 primeira presença do Boccia nos Jogos Paralímpicos de Nova Iorque.
Em Portugal a primeira iniciativa decorreu em 1983, em Tavira, com a realização da primeira formação de “Desporto e Recreação” e a primeira competição desportiva decorreu, em 1984, no Complexo Desportivo do Jamor, na Cruz Quebrada, pela ocasião do “1º Campeonato Nacional de Desporto para a Paralisia Cerebral”.