Paralímpicos de Tóquio 2020

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, decorrerão de 25 de Agosto a 6 de Setembro, na cidade de Tóquio, no Japão.

As modalidades presentes nestes jogos serão: Atletismo, Badminton, Basquetebol em Cadeira de Rodas, Boccia, Canoagem, Ciclismo, Esgrima em Cadeira de Rodas, Futebol de 5, Goalball, Halterofilismo (Powerlifting), Hipismo, Judo, Natação, Remo, Rugby em Cadeira de Rodas, Taekwondo, Tênis de Mesa, Tênis em Cadeiras de Rodas, Tiro com Arco, Tiro Desportivo, Triatlo e Voleibol Sentado.


Saída e Entrada de Modalidades do Programa Oficial dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

O número de desportos mantém-se em 22 a semelhança dos Jogos do Rio 2016, verifica-se, no entanto, a entrada do badminton e do taekwondo e a saída do futebol de 7 e da vela.

O futebol de 7 entrou para o Programa Oficial dos Jogos Paralímpicos de Nova Iorque em 1984, destinado para os praticantes com a paralisia cerebral, tendo-se mantido em nove edições, consecutivas, incluindo Rio 2016 e é retirado do Programa de Tóquio 2020.

A estreia da modalidade em 1984 contou com a primeira participação da selecção portuguesa de paralisia cerebral em Jogos Paralímpicos, ficando Portugal classificado em quarto lugar no futebol vindo a conquistar a medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de Barcelona 1992. A última participação da selecção portuguesa de futebol de 7 foi, para além dos Jogos de 1984, 1992, 1996, nos Jogos Paralímpicos de Sydney 2000.

A vela foi introduzida no Programa Desportivo Oficial dos Jogos Paralímpicos de Atlanta 1996. Portugal participou pela primeira e última vez nos Jogos Paralímpicos de Pequim 2008.

O taekwondo estrou-se como modalidade do Programa Olímpico de Sydney 2000, mantendo-se até a data, e foi modalidade de demonstração nos Jogos Olímpicos de Seul 1988 e Barcelona 1992.

O taekwondo é uma modalidade que integra o Programa Desportiva de algumas Organizações Internacionais de Deficiência, nomeadamente para a deficiência intelectual através do INASFID e para os surdos, integrando o Programa dos Surdolímpicos desde Sofia 2013, seguida de Taipei em 2013 e fará parte de Samsun em 2017.

O badminton é modalidade olímpica desde os Jogos de Barcelona 1992. https://www.olympic.org/badminton Com a introdução do badminton nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 https://tokyo2020.jp/en/games/sport/paralympic/badminton/, passará o Comité Paralímpico Internacional (IPC) a ser a quarta organização internacional de desporto para pessoas com deficiência. As outras três organização internacionais que incluem o badminton no seu programa Para-Olímpico são:

Prevê-se a abertura de provas em pé e em cadeira de rodas.

O Boccia World pretende divulgar a modalidade como uma atividade fisica e desportiva, acessível, que praticada de uma forma regular ao longo da vida possui inúmeras vantagens ao nível fisico e cognitivo, promovendo hábitos de vida saudável e uma maior interação social. É por isso uma modalidade de excelência para os séniores ou para todos aqueles que pretendem uma atividade física de baixo impato mas divertida e desafiante.

Copyright © 2016 | All rights reserved.